Açoriano Oriental
PSD e CDS nos Açores tinham pré-acordo de coligação
O líder do CDS-PP/Açores, Artur Lima, disse hoje que o partido tinha um pré-acordo de coligação com o PSD/Açores para as eleições legislativas e que descobriu pela comunicação social que os social-democratas iam avançar sozinhos.
PSD e CDS nos Açores tinham pré-acordo de coligação

Autor: AOnline/LUSA

"Lamento que tenha sabido que não havia acordo pela comunicação social", salientou Artur Lima, em declarações à Lusa.

Segundo afirmou, há cerca de 15 dias, o CDS-PP e o PSD nos Açores fizeram um pré-acordo de coligação para as eleições legislativas nacionais, mas na passada quarta-feira um jornal local noticiou que os partidos concorriam separados e só depois os centristas foram informados da decisão do PSD.

"Lamento que o desrespeito institucional tenha sido levado a este ponto", criticou.

Artur Lima considerou que esta decisão do PSD açoriano vai contribuir para uma vitória do PS nos Açores, acusando os social-democratas na região de colocarem "acima de tudo e de todos" as quezílias internas e a luta pelo poder.

"Romper o pré-acordo diminuiu drasticamente as hipóteses de vitória e essa responsabilidade deve ser assacada diretamente ao PSD", frisou.

A Comissão Política Regional do CDS-PP/Açores reuniu-se hoje, em Angra do Heroísmo, à mesma hora que a Comissão Política do PSD/Açores se reunia em Ponta Delgada e os dois partidos agendaram conferências de imprensa para a mesma hora.

Na conferência de imprensa em Angra do Heroísmo, Nuno Melo Alves, vice-presidente do CDS-PP/Açores, disse que o partido não rompeu conversações com o PSD com vista a uma coligação no arquipélago, lamentando que os social-democratas tivessem "voltado atrás". Questionado sobre se havia um acordo anterior, remeteu esclarecimentos para os dirigentes do PSD/Açores.

Em Ponta Delgada, o presidente do PSD/Açores, Duarte Freitas, fez uma declaração aos jornalistas sem responder a perguntas. Em relação a esta questão, disse apenas que a Comissão Política Regional do PSD/Açores "decidiu, por voto secreto e por unanimidade, propor ao Conselho Regional que o PSD/Açores se apresente com listas próprias nas próximas eleições legislativas nacionais".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados