Açoriano Oriental
PSD diz que 16 de outubro é a data mais indicada para as eleições nos Açores
O PSD apontou hoje a data de 16 de outubro como a mais indicada para a realização das eleições para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores.
PSD diz que 16 de outubro é a data mais indicada para as eleições nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

 

Numa declaração aos jornalistas no final de uma audiência com o Presidente da República, o líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, disse que o partido tinha "proposto a data de 16 de outubro para a realização das eleições".

Sublinhando que há neste momento "desesperança" em muitos açorianos, Duarte Freitas afirmou que os Açores estão a atravessar uma grave crise nas áreas da agricultura, pescas, educação e saúde.

"Por isso mesmo, são eleições muito importantes para se poder afirmar uma alternativa ao fim destes 20 anos de regime socialista", referiu.

O PSD foi o quinto partido que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ouviu com vista à marcação das eleições nos Açores.

Na terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu o PPM, que indicou o dia 16 de outubro, o PCP, que disse preferir dia 09 e o BE, que apontou os dias 09 ou 16 de outubro como "as datas mais aconselháveis".

Já esta tarde, o chefe de Estado recebeu o CDS-PP, que disse que dia 23 seria a melhor data, embora não tivesse excluído a possibilidade do ato eleitoral ocorrer no dia 16.

De acordo com a lei eleitoral da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, "o Presidente da República marca a data das eleições dos deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores com a antecedência mínima de 60 dias", em caso de eleições ordinárias, como serão as próximas.

"As eleições realizam-se, normalmente, entre o dia 28 de setembro e o dia 28 de outubro do ano correspondente ao termo da legislatura", refere ainda a legislação.

Nas últimas eleições regionais, a 14 de outubro de 2012, o PS elegeu 31 dos 57 lugares na Assembleia Legislativa dos Açores, enquanto o PSD, o maior partido na oposição, conquistou 20 mandatos. O CDS tem três deputados no parlamento regional, enquanto BE, PCP e PPM conseguiram um mandato cada.

Nos Açores, onde o PS governa há 20 anos, há nove círculos eleitorais, coincidentes com cada uma das ilhas, e um círculo regional de compensação.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados