Açoriano Oriental
PSD alerta para gravidade da crise que admite ser reversível
A presidente do PSD/Açores, Berta Cabral, considerou hoje que a Região vive uma situação"única" de crise económica com consequências sociais que "só o Governo Regional não percebe", mas que é possível reverter.
PSD alerta para gravidade da crise que admite ser reversível

Autor: Lusa / AO online

Apesar dos apoios recebidos da União Europeia, - 5.000 euros por pessoa durante sete anos, no último Quadro Comunitário de Apoio (QCA), e 6.000 no atual - a "sociedade civil açoriana passa por enormes dificuldades", com as empresas a despedir trabalhadores todos os dias, declarou Berta Cabral, no inicio de reuniões de dois dias da Comissão Política e do Conselho Regional do PSD/Açores, em Ponta Delgada.

Segundo a dirigente social democrata, as ajudas comunitárias aos Açores, quatro vezes superiores à atribuídas em média às outras regiões europeias, não têm sido bem aplicadas, daí que a Região esteja perante uma "situação insustentável em termos de conjuntura".

Através da adoção de novas políticas, possíveis em função de um quadro financeiro estável propiciado pela Lei de Finanças Regionais e pelos financiamentos comunitários contratualizados com Bruxelas e prometidos pelo presidente da União Europeia para o próximo QCA, a situação difícil que os Açores enfrentam pode ser ultrapassada, assegurou Berta Cabral.

Segundo acrescentou, as reuniões de hoje e de domingo dos dirigentes do PSD visam, precisamente, debater as medidas de curto e médio prazo que importa adotar, enquadrando-se nos trabalhos que o partido está a realizar para a "construção passo a passo" do seu programa de governo para as eleições regionais de 2012.

A Comissão Política Regional do PSD/Açores integra cerca de 30 membros, sendo o Conselho Regional - órgão máximo entre congressos - composto por uma centena de elementos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados