Açoriano Oriental
PSD/Açores propõe medidas para melhorar acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida
O líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, alertou hoje para a necessidade de se criarem condições de igualdade de acesso aos serviços na região, propondo medidas como a redução de barreiras arquitetónicas em edifícios e transportes públicos.
PSD/Açores propõe medidas para melhorar acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida

Autor: LUSA/AO online

"No projeto ‘Açores para todos', que estamos a apresentar, queremos uns Açores inclusivos, uns Açores onde as pessoas portadoras de deficiência, mas também os idosos, as famílias numerosas, os pais com crianças, possam ter facilidade e igualdade de oportunidade no acesso aos serviços em toda a nossa região", frisou.

Duarte Freitas falava, em declarações aos jornalistas, à margem de uma visita à delegação dos Açores da Raríssimas - Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras, em São Roque do Pico.

Para o líder regional social-democrata, é preciso criar igualdade de oportunidade para promover o bem-estar de todos os açorianos, começando pela eliminação de barreiras físicas.

"Queremos, por isso, eliminar as barreiras arquitetónicas que existam, mas também criar em todos os serviços públicos e também nos transportes públicos e em todo o tipo de serviços condições de igualdade para estas pessoas, quer sejam portadores de deficiência, quer sejam idosos, quer sejam crianças ou pais de famílias numerosas e com isso fazer uma abordagem de inclusividade para todos", salientou.

Entre as medidas propostas por Duarte Freitas estão também a diminuição de tarifas nos transportes para pessoas com deficiência e famílias numerosas, e o fomento do "turismo inclusivo", com a criação de trilhos pedestres acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, a criação de acessos às praias ou a disponibilização de guias em jardins e museus.

O líder do PSD/Açores sugere ainda a criação de sinalética em ‘braille’ nos edifícios públicos, a instalação de sinais sonoros junto a passadeiras e o aumento de lugares de estacionamento para pessoas com deficiência em edifícios públicos, entre outras medidas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados