Açoriano Oriental
PSD/Açores propõe aumento de 10% do complemento regional às pensões
O PSD/Açores, o maior partido da oposição nas ilhas, apresentou na passada terça-feira, quatro propostas de alteração ao orçamento regional para 2013, entre um aumento em 10% do complemento atribuído às pensões no arquipélago.
PSD/Açores propõe aumento de 10% do complemento regional às pensões

Autor: Lusa/AO online

O PSD/Açores entregou na passada terça-feira as propostas de alteração no Parlamento Regional, que começou na manhã de ontem a debater o orçamento e o plano anual de investimentos para 2013 na região, submetido aos deputados pelo Governo do socialista Vasco Cordeiro.

Uma das propostas, a que a agência Lusa teve acesso, prevê um aumento de 10% para o complemento regional de pensão, que o Governo dos Açores pretende aumentar em 3% este ano.

Outra das propostas sociais-democratas reforça em 350 mil euros os “programas de emprego” com o objetivo de ser criado um programa de apoio ao “autoemprego jovem”, explicou fonte do partido.

A terceira sugestão do PSD reforça em 250 mil euros o dinheiro transferido para a Universidade dos Açores para “apoio à tripolaridade” (universidade está dividida em três ilhas, São Miguel, Terceira e Faial).

A mesma fonte social-democrata explicou à Lusa que na proposta de orçamento e plano do Governo Regional para 2013, esta verba diminuiu de 500 mil euros para 250 mil, tendo a Universidade dos Açores elaborado um parecer aos documentos em que refere a necessidade de não haver cortes nesta matéria.

A última proposta do PSD/Açores visa um reforço de 815 mil euros ao programa de redução das listas de espera para cirurgia na região, a que o Governo açoriano destinou cerca de 1,1 milhões de euros.

O PSD/Açores já anunciou que se vai abster na votação do orçamento regional de 2013.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados