Açoriano Oriental
PSD/Açores elogia "boas intenções" da proposta para RTP mas mantém preocupações
O líder do PSD/Açores afirmou hoje que a proposta do Governo da República relativa ao futuro da RTP/Açores revela "boas intenções", apesar admitir que subsiste um "conjunto de preocupações" quanto à aplicação do modelo.
PSD/Açores elogia "boas intenções" da proposta para RTP mas mantém preocupações

Autor: Lusa/AO Online

Duarte Freitas considerou sinal dessas boas intenções “aquilo que veio a público relativamente à posição do ministro Poiares Maduro de manter o canal regional, melhorar o serviço público de audiovisual nos Açores e os seus trabalhadores”.

“Mas também subsistem um conjunto de preocupações muito grandes”, afirmou aos jornalistas o dirigente, após uma reunião com a Subcomissão de Trabalhadores da RTP/Açores.

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional apresentou, na semana passada, um modelo para o futuro da RTP/Açores que assenta na criação de uma empresa regional para garantir os conteúdos audiovisuais, ficando a estação de televisão com a área da informação.

Para Duarte Freitas, subsistem preocupações, nomeadamente com o funcionamento do modelo apresentado pelo ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional ao presidente do Governo dos Açores a semana passada, como vai ser financiado e quem vai entrar na nova empresa de conteúdos.

“Aquilo que se exige é que haja boa-fé da parte da República naquilo que foi a sua abertura e exista também boa-fé e responsabilidade da região para que, finalmente, possamos chegar a um entendimento, que se possa salvar o serviço público de audiovisual nos Açores”, sustentou o líder do maior partido da oposição no arquipélago.

Duarte Freitas disse que o PSD/Açores já foi convidado pelo Governo Regional a pronunciar-se, por escrito, sobre a proposta feita por Miguel Poiares Maduro, dado que o seu presidente conta apresentar a posição oficial dos Açores ao ministro em maio.

“Vamos naturalmente apresentar o nosso contributo de boa-fé. Acho que se tivermos todos de boa-fé na região e na República podemos chegar finalmente a uma boa solução, pelo menos que acabe com anos de anos de desinvestimento”, disse Duarte Freitas.

A Comissão da Trabalhadores da RTP/Açores abandonou a reunião sem prestar declarações à comunicação social.

Entretanto, fonte da Comissão de Trabalhadores adiantou à Lusa que o plenário geral de trabalhadores previsto para segunda-feira à noite acabou por não se realizar, tendo ficado agendado para quinta-feira.

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, reconheceu nesta terça-feira que a RTP Açores passa dificuldades, mas acrescenta que esse panorama "é uma realidade de há anos".

Poiares Maduro falava numa audição na Comissão Parlamentar de Ética, Cidadania e Comunicação, na qual referiu que “o diagnóstico feito pelos trabalhadores da RTP Açores [quanto à falta de meios] é correto, mas corresponde a uma realidade de há anos”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados