Açoriano Oriental
PSD/Açores defende continuação dos norte-americanos
O líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, disse ser "completamente impossível" ver outra força que não a norte-americana a utilizar a base das Lajes, na ilha Terceira, alegando que os EUA são aliados tradicionais e privilegiados.
PSD/Açores defende continuação dos norte-americanos

Autor: Lusa/AO online

"É completamente, para mim, impossível ver outra força que não sejam os americanos a ocupar território nos Açores", afirmou Duarte Freitas aos jornalistas, à margem de uma arruada na vila de Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, no âmbito das eleições legislativas regionais de domingo.

O líder do maior partido da oposição nos Açores, o PSD, defendeu que o "aliado tradicional e privilegiado" do arquipélago é os Estados Unidos da América, pelo que discorda "em absoluto" da hipótese de utilização pelos chineses da base das Lajes, na ilha Terceira.

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu na quarta-feira em Macau que a base aérea das Lajes pode ser usada pela China se os Estados Unidos não renovarem o acordo de exclusividade, mas apenas para fins científicos e não militares.

"Nós somos uma região atlantista, precisamos de manter esta relação com o mundo ocidental que temos", defendeu Duarte Freitas, embora considerando que o arquipélago necessita de investimento externo.

Na quarta-feira à noite, o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, afirmou que uma eventual parceria com a China sobre a base das Lajes, que não no plano militar, pode ser aprofundada, destacando a relação histórica com os Estados Unidos da América.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados