Açoriano Oriental
PSD/Açores defende apoios de acordo com especificidades das ilhas
O deputado regional dos Açores António Ventura (PSD) defendeu hoje “um novo sistema de apoios que responda às especificidades agrícolas de cada ilha”, acabando com uma atuação generalista que trata todos da mesma forma.

Autor: Lusa/ AO online

“É preciso perceber que as explorações [agro-pecuárias] estão cada vez mais desiguais dentro de cada ilha e que há, também, desigualdade entre elas devido a necessidades diferentes”, sustentou o deputado numa conferência de imprensa.

António Ventura denunciou “o governo regional por andar a esconder aos parlamentares e agricultores açorianos o encerramento das candidaturas para apoios aos projetos de investimento”.

“No início de outubro fizemos um requerimento para saber se as candidaturas iam encerrar e foi-nos respondido que só fariam sentido novas candidaturas se houvesse dotação orçamental. No passado dia 31 publicaram uma portaria a encerrá-las”, acrescentou o deputado regional.

Segundo António Ventura fecharam as candidaturas para projetos “à diversificação, à bovinicultura de carne, à floricultura e à fruticultura” exceto à bovinicultura do leite.

“O governo regional até parece uma casa dos segredos onde tudo acontece para esconder, por meias palavras e sem dizer a verdade, atacando o PSD por querer essa verdade”, adiantou.

António Ventura garantiu que “o PSD/Açores quando for governo vai dar uma nova forma de utilização do dinheiro comunitário para a agricultura”.

“É preciso passar do processo de construção e avaliação dos projetos de forma administrativa para um processo mais prático, através de equipas multidisciplinares que percebam a exploração, os objetivos e as capacidades de cada uma para adequar os apoios”, sublinhou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados