Açoriano Oriental
PS prepara homenagem aos autarcas socialistas eleitos em 1976
A secretária-geral adjunta do PS anunciou hoje que o seu partido vai homenagear no início de 2017 os autarcas socialistas eleitos há 40 anos, nas primeiras eleições autárquicas realizadas após o 25 de Abril de 1974.
PS prepara homenagem aos autarcas socialistas eleitos em 1976

Autor: Lusa/AO Online

 

Numa mensagem dirigida aos autarcas, Ana Catarina Mendes refere também que o próximo ano será de eleições autárquicas e, por outro lado, que o programa do Governo prevê o aprofundamento do processo de descentralização administrativa para as instituições representativas do Poder Local.

"Na data em que se assinalam os 40 anos sobre a realização das primeiras eleições autárquicas da democracia portuguesa (em 12 de dezembro de 1976), o PS saúda todos os autarcas eleitos nas câmaras Municipais e juntas de Freguesia nessa data fundadora do Poder Local Democrático. Quarenta anos volvidos, é indiscutível que as autarquias locais constituíram uma das mais importantes alavancas para o progresso do país e para o bem-estar da população portuguesa e uma das conquistas mais queridas de todos os democratas", escreve a "número dois" da direção do PS, numa missiva à qual a agência Lusa teve acesso.

No plano político, Ana Catarina Mendes defende que o PS "tem sabido estar sempre na linha da frente de todos os combates políticos no sentido do reforço e aprofundamento da descentralização política e administrativa, matéria que faz parte integrante e inalienável da sua identidade".

"Este é um compromisso que mantém a sua plena atualidade, plasmado no programa e na prática do nosso partido e do atual Governo, com novos avanços e conquistas, visando o reforço das políticas de proximidade, que constituem um elemento central para a credibilização da prática política e do próprio regime democrático e da sua eficácia ao serviço das pessoas", aponta a secretária-geral adjunta socialista, numa alusão à reforma que o atual executivo pretende concretizar até ao final do primeiro trimestre de 2017.

Na mesma mensagem, Ana Catarina Mendes evoca as primeiras eleições autárquicas de 1976, considerando que "ficaram também marcadas por uma grande vitória do PS, numa primeira demonstração - que o futuro viria a confirmar - da sua profunda implantação local e da sua vocação autárquica".

No âmbito da "celebração do poder local democrático", a secretária-geral adjunta dos socialistas anuncia que o PS irá promover no início de 2017 - "no arranque de um ano em que voltaremos a ter pela frente uma importante batalha autárquica - uma cerimónia de homenagem aos presidentes de Câmara eleitos nas listas do partido nas primeiras eleições autárquicas".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados