Açoriano Oriental
PS e PSD nos Açores divergem na leitura da visita de António Costa à Região
PS e PSD nos Açores divergiram na leitura da visita do primeiro-ministro à região, com os socialistas a falarem em "viragem" de relacionamento e os social-democratas a afirmarem que António Costa foi "tentar ajudar" um governo em dificuldades.
PS e PSD nos Açores divergem na leitura da visita de António Costa à Região

Autor: Lusa/AO online

 

"O que António Costa veio fazer aos Açores foi dizer que este Governo da República entende as especificidades das várias parcelas do território nacional e está disponível, naquilo que puder e considerar justo e legítimo, a fazer a sua parte", declarou o vice-presidente do PS/Açores, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, num balanço da visita do executivo nacional ao arquipélago.

André Bradford considerou que a deslocação de António Costa, que decorreu na semana passada e compreendeu quatro ilhas, permitiu resolver um conjunto "muito significativo" de matérias que envolvem os Açores e a República.

O dirigente socialista apontou o compromisso do Governo da República de defender em Bruxelas um envelope financeiro adicional no âmbito do programa específico para as regiões ultraperiféricas (POSEI) para fazer face à crise da lavoura, bem como a criação do Centro de Investigação Oceanográfica na ilha do Faial, entre outras medidas.

"Desta vez temos um Governo da República que se preocupa mais com os portugueses do que com o que pensa a Comunidade Europeia e a União Europeia. E isso deve ser valorizado e não criticado", declarou André Bradford.

Já o líder do PSD/Açores declarou, também numa conferência de imprensa realizada em Ponta Delgada, que "é num contexto muito difícil" para o Governo Regional socialista que se deve analisar a visita do primeiro-ministro aos Açores.

"Entendemos esta visita num contexto de enormes dificuldades políticas do governo e do PS face à situação dramática que se vive na educação, na saúde, na agricultura, nas pescas, entre diversos outros setores", frisou Duarte Freitas.

O social-democrata referiu que "não é a primeira vez" que se está perante um conjunto de promessas que não foram entretanto concretizadas e apontou como exemplo a construção do novo estabelecimento prisional de Ponta Delgada.

Duarte Feitas recordou uma notícia de 08 de setembro de 2007 em que se anunciava que este equipamento iria avançar.

O responsável afirmou, contudo, que vai aguardar com "serenidade e paciência" a concretização de algumas propostas apresentadas.

Além disso, lembrou que, na sequência da tomada de posse de José Sócrates como primeiro-ministro, o então presidente do executivo açoriano, Carlos César, declarou que os problemas de relacionamento entre os serviços nacional e regional de Saúde "estavam ultrapassados".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados