Açoriano Oriental
PS continua a dominar mas Ponta Delgada mantém-se fiel ao PSD

O PS continua a dominar nos Açores, ao conquistar 12 das 19 câmaras da região, mas sai do ato eleitoral de domingo com menos um município, Nordeste, e sem conseguir, mais uma vez, conquistar Ponta Delgada.


Autor: Lusa/AO online

Os socialistas perderam Nordeste (São Miguel), mas nesta ilha continuam a liderar os municípios de Vila Franca do Campo, Lagoa e Povoação.

No Pico, os municípios das Lajes e São Roque mantêm-se do PS, assim como Santa Cruz das Flores e Lajes das Flores, Corvo e Santa Cruz da Graciosa.

Os socialistas garantiram também as câmaras de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória (Terceira), e Horta (Faial).

Já o PSD juntou com estas eleições Nordeste às câmaras que já detinha há quatro anos: Ponta Delgada e Ribeira Grande (São Miguel), Madalena (Pico) e Vila do Porto (Santa Maria).

Luís Silveira segurou para o CDS-PP a Câmara das Velas, na ilha de São Jorge, e na Calheta, na mesma ilha, ganhou de novo o movimento de independentes "Dar Vida ao Concelho", liderado por Décio Pereira, que tinha o apoio do PS.

De acordo com estes resultados, o PS mantém a presidência da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, cujo atual presidente, Roberto Monteiro, também autarca da Praia da Vitória, não se pôde recandidatar devido à limitação de mandatos.

Porém, os socialistas continuam sem conseguir vencer em Ponta Delgada, o maior concelho do arquipélago, que só governaram durante um mandato e em coligação com o CDS-PP, precisamente entre 1989-1993.

No domingo, em que o resultado do duelo PSD-PS em Ponta Delgada era o mais aguardado, o presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, derrotou o ex-secretário regional dos Transportes e Obras Públicas Vítor Fraga, do executivo açoriano liderado por Vasco Cordeiro.

Há quatro anos, José Manuel Boleiro, que se candidatou pela primeira vez, derrotou José Contente, ex-secretário regional de governos de Carlos César.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados