Açoriano Oriental
PS acusa governo PSD/CDS de "olhar para o seu umbigo" e não para o interesse nacional
O deputado socialista Carlos Pereira considerou hoje que o anterior executivo PSD/CDS escondeu os problemas no Banif por motivos eleitorais, prejudicando o interesse dos contribuintes para seu benefício próprio.
PS acusa governo PSD/CDS de "olhar para o seu umbigo" e não para o interesse nacional

Autor: Lusa/AO Online

 

"O governo PSD/CDS optou pelo seu umbigo em detrimento do interesse dos portugueses", acusou o responsável durante a discussão das propostas para a constituição de uma comissão de inquérito ao Banif em reunião plenária no parlamento.

"Compreendemos mal que o PSD e o CDS escondam o apodrecimento profundo do Banif entre 2013 e 2015, atirando para debaixo do tapete o desleixo de que são os principais atores", reforçou.

Segundo Carlos Pereira, esta escolha do anterior executivo prendeu-se com interesses partidários. "Dava jeito esconder por motivos eleitorais", realçou.

O deputado do PS disse que o PSD e CDS "mostraram que estavam dispostos a defender o sistema financeiro", quando o Estado injetou 1.100 milhões de euros no Banif em janeiro de 2013.

"Mas não estavam dispostos a defender os reformados e os funcionários públicos", anotou, em referência aos cortes impostos ao nível das pensões e dos salários durante o mandato de Passos Coelho.

Carlos Pereira disse que o executivo de António Costa herdou "um pesado fardo, mais um para os portugueses", afirmando que é inadmissível que durante três anos não tenha sido apresentado um "plano credível de reestruturação" do Banif.

"O PS com apenas três semanas de Governo teve que tomar uma decisão má para os portugueses", frisou, salientando que o atual executivo se propõe a mexer no sistema de regulação e supervisão do sistema financeiro.

"O PS não vira as costas aos portugueses. Toma decisões difíceis, não vamos sequer choramingar com as surpresas difíceis que temos descoberto desde que chegámos ao Governo", rematou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados