Açoriano Oriental
PS/Açores quer estabilidade na riqueza gerada pelo turismo apesar da sazonalidade

O PS/Açores sustentou este sábado ser necessário haver "uma melhor redistribuição da riqueza no setor" do turismo na região, apesar da "tendência sazonal" natural no setor.

PS/Açores quer estabilidade na riqueza gerada pelo turismo apesar da sazonalidade

Autor: Lusa/Ao online

"É preciso buscar em conjunto uma melhor redistribuição da riqueza no setor, é preciso equilibrar o facto de ser um setor com alguma tendência sazonal, equilibrar isso com alguma estabilidade para os trabalhadores", declarou aos jornalistas o líder da bancada do PS no parlamento dos Açores, André Bradford.

O socialista falava após uma reunião tida esta tarde em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, com a delegação regional da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), encontro que abordou temas como a qualidade no trabalho e o combate à precariedade, em concreto na área do turismo.

"No setor do turismo, que é aquele onde se nota nos últimos anos um crescimento acentuado do volume de negócio e da receita, não se nota tanto a melhoria das condições de trabalho e da remuneração dos trabalhadores do setor", sublinhou Bradford

O parlamento dos Açores aprovou este mês, por unanimidade, uma proposta do Governo Regional que cria o Conselho Económico e Social dos Açores, um órgão independente, formado maioritariamente pelos parceiros sociais, que será presidido por uma figura idónea.

Para André Bradford, é fundamental agora perceber se "é possivel haver entendimento tripartido envolvendo estruturas sindicais e estruturas representativas do patronato" sobre matérias ligadas ao "combate à precaridade laboral, a melhores condições de trabalho e a melhor renumeração do trabalho".

Apesar de considerar que PS e CGTP têm "caminhos diferentes" e "formas de olhar para o assunto também um pouco diferentes", André Bradford pediu à central sindical para "participar neste desejo de congregar as várias entidades à volta da mesma mesa" na procura de "soluções".



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados