Açoriano Oriental
Protesto de suinicultores leva ASAE a recolher embalagens num supermercado em Braga
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica recolheu embalagens de carne de porco não rotulada no talho do Pingo Doce do Braga Parque, na sequência de uma denúncia de suinicultores que realizaram uma ação de protesto.
Protesto de suinicultores leva ASAE a recolher embalagens num supermercado em Braga

Autor: Lusa/AO Online

 

A Lusa constatou no local que as montras do talho onde estavam as embalagens de carne de porco ficaram entretanto vazias.

Em declarações à Lusa, o porta-voz da iniciativa dos suinicultores portugueses disse que esta foi “a primeira vez que a ASAE respondeu prontamente a uma denúncia dos suinicultores”.

A ação da ASAE ocorre na sequência da ação que os suinicultores realizaram no talho do Pingo Doce do centro comercial Braga Parque, entre as 17:00 e as 19:00.

A iniciativa juntou cerca de 200 suinicultores de todo o país que chegaram esta tarde em autocarros a Braga, entraram no Pingo Doce do Braga Parque vestidos com t-shirts brancas onde se lia “coma o que é nosso”.

De seguida, concentraram-se na área do talho e das montras de embalagens de carne sob o olhar atento de alguns seguranças daquele supermercado.

A ação tinha como objetivo informar a opinião pública e alertar para “a prática de terrorismo comercial que tem vindo acontecer por parte da grande distribuição relativamente aos produtores” de carne de suíno, disse João Correia, um dos promotores da iniciativa, à Lusa.

A ação de hoje no Norte do país - que se segue a outras que têm acontecido desde o início do mês – tem na origem o baixo preço pago pela grande distribuição aos produtores, que se queixam de os custos de produção ascenderem atualmente a 1,50 euros por quilo de carne enquanto esse mesmo quilo é vendido a um euro nos hipermercados.

Além disso, os produtores falam do incumprimento da lei da rotulagem, que entrou em vigor em abril, para identificar a carne de porco.

Estão registados em Portugal cerca de quatro mil suinicultores industriais, havendo no total quase 14 mil explorações.

Portugal produz cerca de 55% da carne de porco que consome.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados