Açoriano Oriental
Proteção Civil dos Açores alerta para previsões de agravamento do tempo em sete ilhas
A Proteção Civil dos Açores emitiu hoje um alerta tendo em conta a previsão de agravamento do estado do tempo a partir da madrugada nos grupos ocidental e central, que vão estar sob aviso amarelo.
Proteção Civil dos Açores alerta para previsões de agravamento do tempo em sete ilhas

Autor: Lusa/AO Online

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "a passagem de uma superfície frontal fria irá provocar um agravamento do estado do tempo" nas Flores e no Corvo (grupo ocidental) e nas ilhas Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial (grupo central).

De acordo com o IPMA, para o grupo central o aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é referente a vento (rajada máxima), com direção de sudoeste, rodando para oeste.

Este aviso está em vigor entre as 03:00 e as 10:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de quinta-feira.

As cinco ilhas do grupo central vão estar ainda sob aviso amarelo por causa da precipitação entre as 00:00 e as 11:00.

No caso do grupo ocidental, o aviso amarelo referente a vento, (rajada máxima), com direção de sudoeste, rodando para oeste, vai vigorar entre as 00:00 e as 09:00.

O aviso amarelo para aquelas ilhas abrange ainda as previsões de agitação marítima, com ondas de oeste de seis metros, entre as 11:00 de quinta-feira e as 00:00 de sexta-feira.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis e aplica-se a situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda a adoção de medidas de autoproteção para estas situações, em particular nas zonas mais vulneráveis.

São aconselhadas “a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento" e “uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas”.

"Manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas são outras das recomendações da Proteção Civil, que pede "especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas".

É ainda desaconselhada a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados