Proteção Civil açoriana alerta para continuação da chuva nos grupos Central e Oriental

Proteção Civil açoriana alerta para continuação da chuva nos grupos Central e Oriental

 

Lusa/AO Online   Regional   21 de Out de 2014, 14:04

A Proteção Civil dos Açores informou hoje que se mantêm as previsões de chuva nos grupos Central e Oriental, devido a uma grande instabilidade gerada por uma depressão centrada a sul de São Miguel e Santa Maria.

Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicam que o Grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) está sob aviso amarelo, com previsão de precipitação até às 21:00 locais (22:00 no continente) de hoje.

Esta situação meteorológica estende-se às ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), que estão sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje.

De acordo com o IPMA, continua a verificar-se a existência de "uma zona de grande instabilidade gerada por uma depressão centrada a sul do Grupo Oriental".

Face a estas previsões, a Proteção Civil dos Açores recorda que “o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis”.

Entre essas medidas, está "a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento".

A Proteção Civil aconselha ainda a "limpeza dos sistemas de drenagem e a consolidação de telhados, portas e janelas". Não deve ser despejado lixo ou entulho nas ribeiras, que não devem ser obstruídas com troncos ou ramadas.

Aos condutores pede-se "uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias".


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.