Açoriano Oriental
Promoção de concursos de obras públicas cresce em novembro mas cai face a 2013
A promoção de concursos de obras públicas mais do que duplicou em novembro face a outubro, mas caiu 7% em relação ao mesmo mês do ano passado, anunciou hoje a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas.

Autor: Lusa/AO Online

 

No barómetro das obras públicas hoje publicado, a associação indicou que, em novembro, foram promovidos concursos num valor total de 174 milhões de euros, quando em outubro o valor tinha sido de 78,8 milhões de euros.

Esta subida de 2,2 vezes aconteceu depois de outubro ter sido o segundo pior dos últimos cinco anos em termos de abertura de processos.

Em termos homólogos, a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) registou uma quebra de 7% na abertura de novos concursos.

No total acumulado – entre janeiro e novembro - foram lançados 1.717 concursos de obras públicas, num total de 1.485 milhões de euros.

Nos ajustes diretos de empreitadas celebrados e reportados no Observatório das Obras Públicas, notou-se, até ao final de novembro, uma quebra de 15% face ao período homólogo do ano passado, totalizando 360 milhões de euros.

A nível dos contratos celebrados ao abrigo de concursos públicos, a associação notou um “forte abrandamento nos volumes reportados”, ao registar-se, em novembro, um total de cerca de 32 milhões de euros de contratos celebrados, o que representa “pouco mais de um terço do verificado no mês anterior”.

Em termos acumulados, foram celebrados, desde o início do ano, contratos no valor de 1,02 mil milhões de euros, resultantes de concursos de obras públicas, traduzindo uma variação homóloga positiva de 14%.

Em termos globais, o volume total de contratos celebrados e reportados no Observatório das Obras Públicas até final de novembro, foi de 1,42 mil milhões de euros, representando uma variação de 0,1%, face ao mesmo período de 2013, anulando o crescimento que se verificava nos últimos 4 meses.

A MUSAMI-Operações Municipais do Ambiente, com 68 milhões de euros, foi a entidade que liderou a classificação do volume de concursos públicos promovidos.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados