Açoriano Oriental
Projeto Nadar Açores promove travessias em águas abertas no arquipélago
O projeto Nadar Açores está a promover várias travessias em águas abertas no arquipélago açoriano, tendo realizado na segunda-feira a ligação inédita entre as ilhas de São Jorge e Pico.

Autor: Lusa/AO Online

Em declarações à agência Lusa, o antigo nadador olímpico Miguel Arrobas, de 40 anos, enalteceu o “feito para cada um dos seis nadadores”, que cumpriram os cerca de 21 quilómetros entre as ilhas, cuja ligação a nado já tinha sido cumprida pelo norte-americano David Yudovin.

“O nosso objetivo é divulgar a imagem de Portugal, trazendo turistas e nadadores que possam divulgar estas travessias, tentando lançar as bases para a constituição de uma estrutura de apoio a quem queira nadar entre as ilhas dos Açores, à semelhança do que ocorre no Canal da Mancha e no Estreito de Gibraltar. É mais uma forma de promover a economia local, associando-a ao turismo tradicional”, explicou Miguel Arrobas.

Na sexta-feira, Arrobas, que foi o primeiro dos seis nadadores a chegar ao porto da vila de São Roque, após 05:25 horas a nadar, vai participar na ligação entre as ilhas de Faial e Pico, que distam cerca de oito quilómetros e cuja travessia vai ser ‘batizada’ com o nome do aventureiro e benemérito David Yudovin, que morreu em março, aos 64 anos.

Depois dos Açores, Arrobas vai ser um dos 25 participantes na primeira edição do Madeira Island Ultra Swim, a realizar entre 30 de agosto e 05 de setembro, numa travessia de 42 quilómetros entre Porto Santo e o porto de São Lourenço, no Funchal.

Entre outras ‘aventuras’, o nadador olímpico em Barcelona1992 e atual diretor de Desporto da Câmara Municipal de Cascais já cumpriu as travessias do Estreito de Gibraltar, do Canal da Mancha, à ilha de Manhattan, nos Estados Unidos, e entre as Ilhas Kerkennah e Sfax, na Tunísia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados