Açoriano Oriental
Programa para promover universidades portuguesas nos EUA apresentado hoje em Lisboa
O Programa "Study in Portugal", que visa promover nos Estados Unidos as universidades e centros de investigação portugueses, vai ser apresentado hoje em Lisboa.

Autor: Lusa/AO Online

Este programa, que pretende aumentar o número de alunos norte-americanos que escolhem fazer a sua formação em Portugal, é apresentado na Fundação Luso-Americana (FLAD) em cooperação com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), a Comissão Fulbright Portugal, o Turismo de Portugal e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Em declarações à Lusa, a presidente da fundação, Maria de Lurdes Rodrigues, afirmou que as universidades portuguesas têm capacidade para duplicar os 200 alunos norte-americanos que atualmente estudam em Portugal.

Para a presidente da FLAD, este crescimento tem grandes vantagens e as universidades portugueses têm atualmente capacidade para aumentar para o dobro o número de alunos norte-americanos, que se situa nos 200.

Maria de Lurdes Rodrigues considera que Portugal é um país atrativo para os estudantes norte-americanos e tem vantagens como o custo de vida que é “muito inferior” aos dos Estados Unidos.

“Temos a vantagem da língua, com a possibilidade de aprender uma língua de futuro que permite a circulação no Brasil, nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”, disse.

Maria de Lurdes Rodrigues enumera ainda outros fatores, como a afluência às nossas instituições e o seu prestígio, e a segurança do país.

A ex-ministra da Educação reconhece que o clima que se vive, associado à crise económica, pode ter influência na escolha dos estudantes por um país como Portugal para estudar.

“É um contexto difícil, mas também por esta razão “é importante encontrarmos atividades e iniciativas que nos façam acreditar que é possível continuar a fazer o nosso trabalho”, disse.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados