Açoriano Oriental
Programa LIFE dá 222,7 milhões de euros a projetos ambientais
A Comissão Europeia aprovou um pacote de investimento de 222,7 milhões de euros financiados pelo programa ambiental LIFE, dos quais 7,3 milhões para Portugal, para apostar um futuro mais sustentável e com baixas emissões de carbono.
Programa LIFE dá 222,7 milhões de euros a projetos ambientais

Autor: Lusa/AO online

 

Bruxelas espera que o financiamento europeu fomente investimentos adicionais, num total de 398,6 milhões de euros para aplicação em 144 projetos novos em 23 Estados-membros.

O apoio de 222,7 milhões de euros provém do programa LIFE para o ambiente e a ação climática.

Em Portugal, dois projetos receberão 3,9 milhões de euros na rubrica Ambiente e Eficiência de recursos.

O primeiro será desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra para aumentar a reciclagem e diminuir o lixo em Lisboa, Condeixa e Aveiro, enquanto o segundo, a cargo do Instituto Superior Técnico, se destina a desenvolver novos instrumentos de gestão da qualidade do ar e que utilizarão dados recolhidos em Lisboa, Porto, Atenas, Veneza e Kuopio.

O terceiro projeto a ser desenvolvido em Portugal, no valor de 3,4 milhões de euros, integra-se na rubrica da Adaptação às alterações climáticas, em parceria com a Associação de Defesa do Património de Mértola, e quer introduzir nova tecnologia de adaptação às alterações climáticas no montado português e espanhol, onde as práticas agroflorestais se tornaram economicamente insustentáveis.

O projeto tem como objetivo demonstrar práticas de uso da terra sustentáveis e rentáveis.

O montado são florestas de sobreiros de equilíbrio muito delicado e que subsistem apenas no Mediterrâneo, Argélia, Marrocos e sobretudo nas regiões a sul da Península Ibérica.

Em Portugal, país com a maior extensão de sobreiros do mundo (33% da área mundial), o montado é legalmente protegido, sendo proibido o seu abate e incentivada a exploração, transformando o país no principal exportador mundial de cortiça e no fabrico de rolhas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados