Açoriano Oriental
Programa de governo do PSD propõe rejuvenescimento da administração pública
O programa eleitoral e de governo do PSD/Açores pretende rejuvenescer a administração pública regional, através da contratação até 1.200 jovens qualificados e da antecipação da reforma de 1.500 funcionários, anunciou o líder do partido.
Programa de governo do PSD propõe rejuvenescimento da administração pública

Autor: Lusa/AO Online

 

“Com o ‘Programa Gerações’, o [o programa do] governo do PPD/PSD Açores vai dar uma nova esperança à juventude açoriana, combater o desemprego jovem e cumprir um desejo de muitos funcionários públicos”, afirmou Duarte Freitas, acrescentando que esta medida será implementada “sem acréscimo de despesa”.

O cabeça de lista do PSD pelo círculo de São Miguel às eleições regionais de 16 de outubro falava na apresentação pública do programa eleitoral e de Governo do PSD/Açores, que decorreu em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Relativamente aos funcionários públicos com 60 ou mais anos, Duarte Freitas adiantou que estes terão dois anos para antecipar voluntariamente a sua reforma, “com condições financeiras atrativas”, permitindo, deste modo, que estejam mais tempo com a família ou se dediquem a outras atividades.

Segundo disse o candidato social democrata, a administração pública regional nos Açores tem 16 mil funcionários, dos quais apenas 37 têm menos de 25 anos e só 400 têm menos de 30 anos.

Para Duarte Freitas os Açores necessitam de “uma nova fase na autonomia regional, colocando as pessoas no centro da atividade governativa e criando uns Açores para todos”, vincando que o PSD tem “ideias, um rumo e muita energia e convicção para ser colocada ao serviço” da região.

Extinguir, pelo menos, 100 cargos políticos ou de nomeação política, criar um código de conduta para todos os titulares de cargos políticos e de nomeação política e um serviço regional de estatística “livre da influência do Governo Regional, com um presidente eleito por maioria de dois terços do Parlamento” são alguns dos compromisso que o PSD pretende implementar se formar governo.

Na Educação a grande prioridade passa por reduzir em 5% o abandono escolar precoce e o insucesso escolar no ensino básico e na Saúde assegurar a cobertura integral da população com médico de família até 2020, embora Duarte Freitas não tenha explicado como irá concretizar estes objetivos.

O programa eleitoral e de governo do PPD/PSD Açores foi coordenado pelo escritor/jornalista Joel Neto e conta com contributos de mais de uma centena de personalidades em diferentes áreas, com e sem ligação ao partido.

O documento, com 157 páginas, está estruturado em quatro capítulos, dedicados à uma nova cultura política, desenvolvimento económico, coesão social e territorial e os Açores no mundo de hoje.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados