Açoriano Oriental
Programa da Google venceu novo desafio máquina-homem no 'xadrez oriental'
O programa de inteligência artificial da Google obteve hoje a terceira vitória consecutiva contra o sul-coreano Lee Se-dol, campeão mundial do jogo de mesa "go", e tornou-se vencedor do novo desafio máquina-homem no denominado "xadrez oriental".
Programa da Google venceu novo desafio máquina-homem no 'xadrez oriental'

Autor: Lusa / AO online

 

No terceiro jogo disputado num hotel em Seul, o 'AlphaGo', programa de inteligência artificial desenhado pela empresa Google DeepMind, com base en Londres, derrotou o sul-coreano de 32 anos, considerado o número um mundial depois de ter ganho 18 eventos internacionais.

O programa da Google, que já se impôs na terça-feira e na quinta-feira nos primeiro e segundo jogos contra Lee, ganhou assim o desafio máquina-humano e o prémio de um milhão de dólares, que a Google anunciou que vai doar à Unicef.

O novo desafio da máquina contra o homem ocorreu duas décadas depois dos famosos jogos do supercomputador Deep Blue contra o génio do xadrez russo Gary Kasparov, em 1996 e 1997, e despertou uma grande atenção mediática na Coreia do Sul, onde o "go" é um jogo muito popular e é conhecido como "baduk".

O poderoso programa da Google inclui importantes avanços em inteligência artificial e destaca-se pela capacidade de aprender e melhorar as próprias estratégias e movimentos à medida que decorre o jogo, diferentemente da antiga Deep Blue.

O jogo do "go", que surgiu na China há mais de 2.500 anos sob a influência dos princípios espirituais taoistas, enfrenta num tabuleiro dois concorrentes que devem colocar alternativamente pedras pretas e brancas nas intersecções livres de um quadrado de 19 por 19 linhas.

As pedras isoladas são eliminadas do jogo e o objetivo principal é dominar a maior superfície do tabuleiro, pelo que os jogadores devem eleger entre colocar as pedras juntas e protegê-las entre si para evitar que sejam capturadas ou separá-las para ganhar terreno no quadrado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados