Açoriano Oriental
Professores com 443 vagas a concurso além das 3.000 da vinculação extraordinária
O Ministério da Educação anunciou hoje 4.609 vagas para professores do quadro no âmbito do concurso interno quadrienal e cerca de 3.000 para vincular contratados, além de 443 lugares para preencher em concurso externo.
Professores com 443 vagas a concurso além das 3.000 da vinculação extraordinária

Autor: Lusa/AO Online

 

“Os lugares disponíveis em cada escola foram apurados na sequência de um trabalho de recenseamento detalhado” realizados pelos diretores escolares, afirma o ministério em comunicado, admitindo que foram feitos ajustes para garantir “uma gestão otimizada dos recursos humanos e das necessidades do sistema”.

As portarias relativas a estes concursos (regular e extraordinário) foram publicadas em Diário da República e levaram já a Federação Nacional de Professores (FENPROF) a reagir, apesar de a tutela garantir um aumento de vagas.

“Não são de desvalorizar, mas não resolvem quase nada”, afirmou em comunicado a maior estrutura sindical de professores.

De acordo com o ministério, os três concursos em questão terão início ainda na primeira quinzena de abril e representam um acréscimo de vagas disponíveis relativamente aos anos anteriores.

“O ano letivo de 2017/2018 iniciará com o corpo docente mais estabilizado e com um sistema mais ajustado às necessidades permanentes determinadas pelas escolas”, lê-se no documento divulgado pela tutela.

Às vagas para a vinculação extraordinária, negociada com os sindicatos no início do ano, podem concorrer professores contratados com 12 ou mais anos de serviço.

Relativamente às vagas do concurso interno, a FENPROF pretende ainda fazer “uma análise mais cuidada”, prometendo uma reação para sexta-feira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados