Açoriano Oriental
Príncipes das Astúrias visitam Portugal entre 30 de maio e 1 de junho
Os príncipes das Astúrias realizam uma visita oficial a Portugal entre 30 de maio e 1 de junho, a convite do Presidente da República, Cavaco Silva, anunciou o Palácio de Belém.
Príncipes das Astúrias visitam Portugal entre 30 de maio e 1 de junho

Autor: Lusa/AO online

A visita, que decorrerá em Lisboa e em Braga, terá uma componente política, empresarial, científica e cultural, de acordo com o programa divulgado pela Presidência da República portuguesa e com informações avançadas pela agência espanhola EFE.

Os príncipes das Astúrias, Felipe de Borbón y Grécia e Letizia Ortiz Rocasolano, serão recebidos pelo Presidente da República, Cavaco Silva, e a mulher, numa visita em que se encontrarão igualmente com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e serão recebidos na Assembleia da República pela presidente, Assunção Esteves, e representantes dos grupos parlamentares.

Os príncipes irão igualmente visitar o laboratório de nanotecnologia de Braga, terão encontros com empresários de ambos os países e encontrar-se-ão com a comunidade espanhola residente em Lisboa, de acordo com programa oficial divulgado pelo Palácio de Belém.

A agência de notícias espanhola EFE avança que o herdeiro do trono espanhol e a mulher serão acompanhados na visita pelo secretário de Estado para a União Europeia, Íñigo Méndez de Vigo, e que se encontrarão com dezenas de intelectuais e personalidades do mundo da cultura portuguesa, num encontro que terá lugar na residência do embaixador espanhol em Lisboa no dia 31 de maio.

Segundo a informação disponível no sítio da internet do Palácio de Belém, o programa oficial da visita inicia-se no dia 30 de maio, com a deposição de uma coroa de flores, pelos príncipes das Astúrias, no túmulo de Luís Vaz de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos.

Os príncipes Felipe e Letizia serão depois recebidos, no Palácio de Belém, pelo Presidente da República e pela mulher, Maria Cavaco Silva, seguindo-se uma reunião de trabalho entre Cavaco Silva e o Príncipe das Astúrias.

Nessa tarde, os príncipes das Astúrias serão também recebidos no Parlamento, pela presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e por representantes dos grupos parlamentares.

Os príncipes Felipe e Letizia encontram-se ainda nesse dia com a comunidade espanhola residente em Portugal.

No segundo dia da visita, dia 31, visitam o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, e regressam a Lisboa, onde o Presidente da República e a mulher lhes oferecem um banquete, no Palácio de Queluz.

No último dia da visita, dia 1 de junho, o primeiro-ministro, Passos Coelho, recebe os príncipes em audiência e oferece-lhes um almoço, na residência oficial do chefe de Governo, o Palácio de São Bento.

Nesse dia, os Príncipes Felipe e Letizia participam igualmente num encontro empresarial promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, com empresários dos dois países, e participam, com o Presidente da República e a mulher, na cerimónia de entrega dos Prémios "Europa Nostra", no Mosteiro dos Jerónimos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados