Açoriano Oriental
Açores/Eleições
Principais partidos saem hoje de São Miguel e iniciam volta pelas restantes ilhas
Os maiores partidos dos Açores iniciam esta segunda-feira uma volta pelas ilhas da Graciosa, Flores, Corvo, Pico e Faial no segundo dia oficial de campanha para as eleições legislativas regionais de 16 de outubro.
Principais partidos saem hoje de São Miguel e iniciam volta pelas restantes ilhas

Autor: Lusa/AO Online

 

O recandidato ao cargo de presidente do Governo regional dos Açores e cabeça de lista socialista pelo círculo de São Miguel, Vasco Cordeiro, começa o dia a visitar as instalações da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão em Ponta Delgada (São Miguel) e depois voa para a ilha da Graciosa, onde participa ao fim do dia num comício em Santa Cruz da Graciosa.

Também o cabeça de lista do PSD pelo círculo de São Miguel e líder regional dos sociais-democratas, Duarte Freitas, estará hoje fora de São Miguel, a maior ilha do arquipélago, rumando às ilhas do Corvo e das Flores em ações de rua e encontros com militantes.

A líder nacional do CDS-PP, Assunção Cristas, termina uma visita de três dias aos Açores com várias iniciativas na ilha do Pico, onde estará acompanhada pelo candidato pelo círculo do Pico, Daniel Rosa.

Assunção Cristas vai reunir-se com a Associação dos Armadores da ilha do Pico, visita uma antiga escola agrícola, reúne-se com associações de agricultores e com a direção da antiga LactoPico e da Cooperativa Verde Atlântico.

O segundo dia oficial de campanha para as eleições regionais termina com um jantar com militantes na Madalena do Pico.

Na ilha das Flores andará a líder regional do Bloco de Esquerda e candidata pelo círculo de São Miguel, Zuraida Soares, que visita o Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores.

O coordenador da CDU/Açores e cabeça de lista pelo círculo de São Miguel e da compensação, Aníbal Pires, tem previstos contactos com a população de Santa Cruz da Graciosa, ilha Graciosa.

Já o presidente do PPM, Paulo Estêvão, visita o aeroporto do Faial, acompanhado do cabeça de lista pelo círculo do Faial, Manuel Humberto.

O único que neste segundo dia permanece em São Miguel, é o cabeça de lista do Livre por este círculo eleitoral, José Azevedo, monitor de mergulho, que se propõe recolher dados sobre a abundância e tamanhos dos peixes no Ilhéu de Vila Franca do Campo.

Para a votação de dia 16 estão inscritos cerca de 228 mil eleitores que vão escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

De acordo com os resultados das eleições, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

Treze forças políticas apresentam-se a votos, mas nem todas concorrem nos dez círculos eleitorais. Apenas aos círculos de São Miguel, que elege 20 deputados, e de compensação, que elege cinco, concorrem todas.

Nas últimas eleições regionais, realizadas a 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta e elegeu 31 deputados, seguido de PSD, com 20 mandatos e do CDS-PP com três. BE, CDU e PPM elegeram um parlamentar cada.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados