Açoriano Oriental
Primeiro-ministro Tsipras reconduzido na liderança do Syriza
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, foi reconduzido na liderança do partido de esquerda radical Syriza, com 93,54% dos votos, mais 20 pontos percentuais do que em 2013.
Primeiro-ministro Tsipras reconduzido na liderança do Syriza

Autor: Lusa/AO online

 

A grande maioria dos cerca de 2.700 delegados ao congresso do partido votou em Alexis Tsipras, enquanto detratores o acusam de ter traído o Syriza ao concluir, no ano passado, um plano de resgate de vários milhares de milhões de euros com a União Europeia, em troca de medidas de austeridade.

Tsipras, 42 anos, está neste momento envolvido numa negociação à porta fechada com os credores da Grécia para que eles aceitem um alívio da dívida até ao final deste ano, uma questão que há meses divide os credores do país.

A Alemanha, onde se realizarão eleições legislativas no outono de 2017, não considera necessário um tal alívio da dívida grega, mas o Fundo Monetário Internacional (FMI) exige, pelo contrário, que esse assunto seja abordado.

Alexis Tsipras declarou no sábado que a Grécia está a cumprir os seus compromissos em matéria de austeridade e de liberalização da economia e que, por isso, pede que os seus credores cumpram também os seus compromissos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados