Açoriano Oriental
Primeiro-ministro realiza hoje visita de um dia à Turquia
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, visita hoje a Turquia, com uma agenda concentrada num dia que inclui encontros com empresários e com os chefes de Estado e de Governo turcos, estando prevista a assinatura de acordos bilaterais.
Primeiro-ministro realiza hoje visita de um dia à Turquia

Autor: Lusa/AO Online

O primeiro-ministro começa a agenda em Ancara às 9:00 (7:00 em Lisboa) com um pequeno-almoço de trabalho com empresários portugueses, seguindo-se uma visita ao Mausoléu Kemal Atatürk, do fundador e primeiro presidente da República da Turquia, onde o chefe de Governo português irá depor uma coroa de flores.

Em seguida, Passos Coelho encerrará um seminário empresarial e participará num almoço de trabalho com empresários.

De tarde, Pedro Passos Coelho vai ser recebido pelo Presidente da República da Turquia, Abdullah Gül, seguindo-se um encontro a sós com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

Depois deste encontro a sós, a agenda da visita inclui uma reunião alargada, com a participação do ministro da Economia e do Emprego, do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus e o administrador da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), no final da qual haverá a assinatura de acordos bilaterais e uma conferência de imprensa conjunta.

Segundo o programa, antes de regressar a Lisboa, o primeiro-ministro terá ainda um encontro com a comunidade portuguesa na Turquia, hoje à noite.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações de bens portugueses para a Turquia aumentaram 20,4% nos primeiros 10 meses do ano, face a igual período de 2011, para 304,3 milhões de euros.

Em igual período, as importações de bens turcos cresceram 13,4% para 99,2 milhões de euros, o que representa um saldo positivo da balança comercial de 205,1 milhões de euros.

Em outubro, a Turquia ocupava o 17.º lugar enquanto cliente de Portugal, enquanto como fornecedora de Lisboa estava em 45.ª posição.

No ano passado, as empresas portuguesas exportadoras para a Turquia ascendiam a 621, o que compara com 542 em 2010. Em 2008 eram 580 as empresas que vendiam bens para Ancara.

Do lado das importações, no ano passado Portugal contava com 699 empresas portuguesas importadoras de produtos turcos, o que representa uma quebra de mais de metade face ao ano anterior (1.466).

Em 2008, segundo dados do INE, havia 1.576 empresas importadoras da Turquia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados