Açoriano Oriental
Primeiro Conselho de Estado de Marcelo hoje em Belém com Draghi nos convidados
O primeiro Conselho de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República realiza-se hoje, tendo como convidados o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, e o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.
Primeiro Conselho de Estado de Marcelo hoje em Belém com Draghi nos convidados

Autor: Lusa/AO Online

 

Menos de um mês depois de ter tomado posse como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa convocou para hoje, no Palácio de Belém, a primeira reunião daquele órgão político de consulta, com a participação de Mario Draghi para "apresentar uma exposição ao Conselho de Estado sobre a situação económica e financeira europeia”.

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, será o outro convidado a participar numa primeira parte do Conselho de Estado, marcado para as 15:00. Já sem convidados, o Conselho de Estado apreciará o segundo ponto da ordem de trabalhos sobre o Programa Nacional de Reformas e Programa de Estabilidade.

Para hoje ao final da tarde, o BE marcou uma concentração no Largo de S. Domingos, em Lisboa, uma ação simbólica intitulada “Xô Draghi - Receção alternativa ao presidente do BCE”, contra a atuação do presidente do Banco Central Europeu que, segundo o deputado bloquista Jorge Costa, “tem prejudicado Portugal”.

A reunião do Conselho de Estado é antecedida, às 14:30, pela tomada de posse dos novos conselheiros de Estado: Cavaco Silva, na qualidade de antigo Presidente da República, e as cinco personalidades indicadas pelo chefe de Estado.

O ex-dirigente do CDS-PP António Lobo Xavier, o antigo primeiro-ministro António Guterres, o ensaísta Eduardo Lourenço, o antigo presidente do PSD Luís Marques Mendes e a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza são os cinco nomes escolhidos por Marcelo.

Além destes membros, a 18 de dezembro a Assembleia da República elegeu Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Francisco Pinto Balsemão (PSD) e Adriano Moreira (CDS-PP) para o Conselho de Estado, em resultado da votação de duas listas separadas, uma das bancadas da esquerda e outra da direita.

O Conselho de Estado é o órgão político de consulta do Presidente da República, presidido pelo chefe de Estado, e é composto pelo presidente da Assembleia da República, pelo primeiro-ministro, pelo presidente do Tribunal Constitucional, pelo Provedor de Justiça, pelos presidentes dos governos regionais e pelos antigos Presidentes da República, além das personalidades indicadas pelo chefe de Estado e as eleitas pelo parlamento.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados