Açoriano Oriental
Primeiro caso mundial de mulher que dá à luz após receber transplante de útero
Uma mulher, de nacionalidade sueca, de 36 anos, tornou-se na primeira em todo o mundo a dar à luz um bebé depois de ter recebido um transplante de útero, anunciou este sábado a The Lancet.
Primeiro caso mundial de mulher que dá à luz após receber transplante de útero

Autor: AO/Lusa

 

O bebé, do sexo masculino, nasceu no mês passado, segundo a publicação médica britânica que descreve o feito como um grande avanço no âmbito da luta contra a infertilidade feminina.

O bebé, que pesa 1,7 quilos, nasceu ao fim de 31 semanas de gestação, de cesariana, depois de a mãe ter desenvolvido um estado de pré-eclampsia.

A mãe, cuja identidade não foi revelada, nasceu sem útero devido a um problema genético, mas os seus ovários estavam intactos. O útero foi doado por uma amiga da família, de 61 anos.

O transplante foi realizado no ano passado, indica a publicação britânica, explicando que a parturiente recebeu alta hospitalar três dias depois, enquanto o bebé deixou a unidade neonatal uma semana depois. Ambos encontram-se em boa condição de saúde.

Um ano após a operação, foi introduzido no útero transplantado um embrião, em fase inicial. Três semanas depois o teste de gravidez deu positivo.

“O nosso sucesso baseia-se nos mais de dez anos de intensa pesquisa em animais e de prática cirúrgica da nossa equipa e abre a possibilidade de tratar muitas jovens que em todo mundo sofrem de infertilidade uterina”, refere a The Lancet, citando o professor Matts Braennstroem, da Universidade de Gotemburgo, que liderou a operação.

“Além disso, nós demonstramos a viabilidade do transplante de útero de dadores vivos mesmo em estado de pós-menopausa”, realçou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados