Açoriano Oriental
Previsão de chuva forte, trovoada e granizo em sete ilhas dos Açores
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que até ao final do dia de quarta-feira ocorra em sete ilhas dos Açores precipitação pontualmente forte, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada e queda de granizo.
Previsão de chuva forte, trovoada e granizo em sete ilhas dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

O IPMA colocou sob aviso amarelo, até às 24:00 de quarta-feira, as ilhas do Corvo, Flores, Terceira, Graciosa, S. Jorge, Faial e Pico, devido à passagem de uma superfície frontal fria com atividade moderada a forte.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores lembra que “o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados”, pelo que, “em particular nas zonas mais vulneráveis”, recomenda “a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações”.

A proteção civil dos Açores aconselha “a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento”.

Pede ainda que sejam mantidos “limpos os sistemas de drenagem”, consolidados “telhados, portas e janelas” e que seja garantida “uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas”.

Desaconselha a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar e aos condutores recomenda “especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas”.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados