Açoriano Oriental
Política
Presidente e vice-presidente da JSD na corrida pela liderança
O presidente da JSD/Açores, Cláudio Almeida, e um dos seus vice-presidentes, Alexandre Gaudêncio, apresentam esta quarta-feira as suas candidaturas à liderança desta organização política de juventude, que será decidida no congresso que se realiza em Setembro.
Presidente e vice-presidente da JSD na corrida pela liderança

Autor: Lusa / AO online
Alexandre Gaudêncio disse que a sua candidatura, com o lema 'Tu Contas', se justifica com a falta de debate interno na JSD para discutir os problemas dos jovens açorianos, mas admitiu que, caso seja derrotado, estará "ao lado" de Cláudio Almeida depois do congresso.

Por seu lado, Cláudio Almeida, que se recandidata sob o lema 'Conquistar a Rua', rejeitou as críticas sobre falta de discussão interna, assegurando que “há debate na JSD”.

Nesse sentido, apontou como exemplo a existência de duas candidaturas à liderança, o que, na sua opinião, demonstra que “há democracia na JSD”.

Os dois jovens estão de acordo nos principais problemas que afectam a juventude açoriana (falta de emprego, desertificação, envelhecimento da população, toxicodependência, dificuldade no acesso ao crédito bancário), mas divergem nas soluções para os resolver.

Alexandre Gaudêncio está preocupado com a participação cívica dos jovens e, por isso, propõe medidas para os incentivar, nomeadamente através da criação de benefícios fiscais para promover o dirigismo associativo ou de uma bolsa de horas voluntárias para permitir o surgimento de mais voluntários no apoio a instituições carenciadas.

A implementação do voto electrónico nas próximas eleições regionais é outra aposta do ainda vice-presidente da JSD/Açores, que entende que as elevadas taxas de abstenção no arquipélago se devem aos estudantes e jovens trabalhadores que estão fora da região.

Cláudio Almeida defende, por seu lado, a necessidade de serem criados mais postos de trabalho para os jovens nas ilhas, já que as estatísticas indicam que 17 por cento dos açorianos com menos de 25 anos estão no desemprego.

A redução do preço das passagens aéreas, dentro do arquipélago e nas ligações com o continente, é outra medida proposta pelo ainda líder da JSD/Açores, também deputado na Assembleia Legislativa dos Açores.

Os dois candidatos afirmaram o apoio à atual líder regional do partido, Berta Cabral, manifestando esperança numa vitória do PSD nas legislativas regionais de 2012.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados