Açoriano Oriental
Presidente do Governo dos Açores e dois secretários no funeral de Mário Soares
O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, e os secretários regionais da Educação e Cultura, Avelino Meneses, e adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias, vão estar presentes nas cerimónias fúnebres de Mário Soares, foi hoje anunciado.
Presidente do Governo dos Açores e dois secretários no funeral de Mário Soares

Autor: Lusa/AO Online

 

Segundo fonte da presidência do executivo açoriano, Vasco Cordeiro parte hoje para Lisboa, onde vai marcar presença no Mosteiro dos Jerónimos, e na terça-feira no funeral do ex-Presidente da República Mário Soares.

Já a delegação do PS/Açores é constituída pelo vice-presidente, André Bradford, e ainda Francisco César, Bárbara Chaves, Mónica Oliveira e Ricardo Barros.

Mário Soares morreu no sábado, em Lisboa, e o Governo decretou três dias de luto nacional, entre hoje e quarta-feira.

O corpo do antigo Presidente da República vai estar em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos a partir das 13:00 de hoje.

O funeral de Estado, o primeiro desde o 25 de Abril, realiza-se a partir das 15:30 de terça-feira, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, e contará com as presenças dos Presidentes do Brasil e de Cabo Verde, além de outras personalidades internacionais, como o presidente do Parlamento Europeu.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985.

Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados