Açoriano Oriental
Presidente do Governo das Canárias nos Açores para visita de dois dias

O presidente do Governo das Canárias, comunidade autónoma espanhola, vai estar nos Açores numa visita de dois dias para "fortalecer as relações entre as duas regiões", durante a qual vai ser assinada uma declaração conjunta.

Presidente do Governo das Canárias nos Açores para visita de dois dias

Autor: Lusa/AO online


Segundo uma nota de imprensa do Governo dos Açores, a deslocação de Fernando Clavijo Batlle, que começa no domingo, decorre de um convite do presidente do executivo regional, Vasco Cordeiro, e "visa fortalecer as relações entre as duas regiões em áreas como os transportes aéreos, a cooperação científica e as questões europeias".

Fernando Clavijo Batlle chega a Ponta Delgada na tarde de domingo, visitando de seguida, acompanhado por Vasco Cordeiro, a Central Geotérmica do Pico Vermelho, "onde vai tomar conhecimento da produção de energia a partir de fontes renováveis nos Açores e, concretamente, na ilha de São Miguel, onde se estima que, em 2019, cerca de metade da energia elétrica seja de origem geotérmica".

Ainda no domingo, o presidente do Governo das Canárias visita a Fábrica de Chá Gorreana e o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas.

O segundo e último dia desta deslocação começa com um encontro entre Vasco Cordeiro e Fernando Clavijo Batlle, no Palácio de Santana, em Ponta Delgada, seguindo-se uma reunião entre os governos dos Açores e das Canárias.

"Os transportes aéreos, nomeadamente a conectividade no espaço da Macaronésia, a cooperação científica e a economia do mar, incluindo a criação do AIR Center e a participação na Conferência Internacional sobre os Oceanos, que decorre em setembro, em Lisboa, são alguns dos temas em análise nesta reunião", adianta a mesma nota de imprensa.

Neste encontro vão ser também abordadas outras matérias de interesse para as duas regiões, "como a preparação da Política de Coesão para o período pós-2020, a Cimeira da Macaronésia ou a próxima Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, durante a qual as Canárias vão assumir a presidência rotativa deste órgão".

No final desta reunião é assinada a declaração conjunta.

A Região Autónoma dos Açores e as Canárias integram as Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, da qual fazem parte, ainda, a Madeira e os territórios franceses Guiana, Guadalupe, Martinica, Maiote, Reunião e Saint-Martin.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados