Presidente do Governo da Madeira aceitou convite para visitar os Açores


 

Lusa   Regional   20 de Ago de 2015, 20:07

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, afirma que foi "com agrado que recebeu hoje e aceitou o convite" do seu homólogo dos Açores para visitar oficialmente aquele arquipélago, disse à Lusa fonte do seu gabinete.

“A questão da aproximação entre os dois governos regionais faz todo o sentido”, acrescentou a mesma fonte, salientando que esta matéria é também “um dos objetivos que conta das linhas programáticas do atual Governo da Madeira”.

Hoje, o presidente do executivo açoriano convidou o seu homólogo madeirense para efetuar uma visita oficial aos Açores, defendendo um alargamento das relações entre as duas regiões autónomas do país.

O gabinete da presidência do chefe do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, confirmou a receção do convite.

O socialista Vasco Cordeiro enviou uma carta ao social-democrata Miguel Albuquerque, com data de quarta-feira, a que a Lusa teve hoje acesso, para o convidar a "visitar oficialmente" os Açores "na certeza de que", se o convite for aceite, "estará dado mais um passo, e passo significativo, para um melhor conhecimento mútuo dos desafios" em que as duas regiões autónomas do país estão envolvidas a nível regional, nacional e internacional.

Para o presidente do executivo açoriano, o relacionamento entre as duas regiões pode ter "maior visibilidade" e ser alargado "a outras áreas e desafios comuns que existem" nos espaços nacional e internacional, neste último caso, "com óbvio destaque para o plano europeu".

Vasco Cordeiro sublinha, no texto, que, "ao longo do tempo", as duas regiões têm "articulado as suas posições em matérias que, fundamentalmente, têm a ver com questões de representação institucional em sede de organismos de cooperação inter-regional europeia", mas defende que a relação entre Açores e Madeira pode ser alargada.

Miguel Albuquerque é presidente do Governo Regional da Madeira desde abril passado e Vasco Cordeiro preside ao executivo açoriano desde novembro de 2012.

 


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.