Açoriano Oriental
Presidente do Eurogrupo adia comentários sobre situação orçamental portuguesa
O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, adiou para o próximo mês comentários sobre a situação orçamental portuguesa, alegando que o processo desenrola-se entre o Estado-membro e a Comissão Europeia.
Presidente do Eurogrupo adia comentários sobre situação orçamental portuguesa

Autor: Lusa/AO Online

 

Em Amesterdão, quando questionado se estava otimista depois da apresentação dos dados do défice e programas de estabilidade e reformas, o responsável repetiu que a situação “será avaliada no próximo mês”.

“A preparação decorre entre o Estado-membro e a Comissão Europeia e eles vão dizer-nos mais nos próximos meses”, resumiu Dijsselbloem à entrada para a reunião informal dos ministros da zona euro, na qual marcará presença, por Portugal, o secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix.

O executivo português tem até ao final do mês para entregar em Bruxelas os programas, enquanto na quinta-feira, o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia confirmou que o país terminou 2015 com um défice de 4,4% do PIB, e uma dívida pública de 129%, contabilizando os custos da medida de resolução aplicada ao Banif.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, voltou a afastar a necessidade de o Governo apresentar em breve medidas adicionais face à execução orçamental deste ano.

O governante frisou que a próxima avaliação dos procedimentos por défice excessivo (PDE), em Bruxelas, terá como base de análise o conjunto dos anos entre 2013 e 2015. "O ajustamento estrutural é para esse horizonte temporal. O cumprimento dos limites de défices nominais é só por si relevante - e todos sabem a opinião do Governo sobre a avaliação da saída do PDE em 2015", disse.

Portugal está fora da agenda do encontro informal desta manhã do Eurgrupo, que deverá ser dominado pela Grécia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados