Açoriano Oriental
Presidente do Egito analisa com Clinton e Ban Ki-moon hipóteses de trégua em Gaza
O Presidente do Egito reuniu-se esta quarta-feira com a secretária de Estado norte-americana e o secretário-geral da ONU para tentar impor uma trégua em Gaza, na sequência da ação militar israelita desencadeada há uma semana.
Presidente do Egito analisa com Clinton e Ban Ki-moon hipóteses de trégua em Gaza

Autor: Lusa/AO online

Segundo a agência noticiosa oficial Mena, Mohamed Morsi e Hillary Clinton analisaram na reunião, que decorreu na sede da presidência egípcia, os meios para garantir o fim da escalada de violência em Gaza que permita um cessar-fogo permanente, com o objetivo de “avançar nos esforços” para uma paz global e a estabilidade da região.

O líder egípcio também recebeu hoje o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que regressou ao Cairo após os encontros mantidos com responsáveis israelitas e dirigentes da Autoridade Palestiniana, no âmbito dos esforços de mediação.

Clinton chegou ao Cairo para uma visita de algumas horas e inserida numa curta deslocação ao Médio Oriente, destinado a impulsionar uma trégua em Gaza.

A chefe da diplomacia de Washington esteve esta manhã na cidade palestiniana de Ramallah, na Cisjordânia, onde manteve contactos com o presidente Mahmud Abbas.

Na noite de terça-feira, e após o encontro em Jerusalém com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, Clinton sublinhou que o objetivo de um acordo de cessar-fogo entre Israel e as milícias armadas em Gaza “deve consistir num resultado duradouro que promova a estabilidade regional e reforce a segurança e as aspirações legítimas de israelitas e palestinianos”.

No entanto, as informações difundidas na noite de terça-feira pelo movimento palestiniano Hamas e pela própria presidência egípcia sobre a iminência de uma trégua parecem ter-se diluído nas últimas horas, apesar da redobrada ofensiva diplomática dos principais atores internacionais.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados