Presidente de Cuba em Moscovo para confirmar reaproximação com a Rússia

Presidente de Cuba em Moscovo para confirmar reaproximação com a Rússia

 

Lusa/AO Online   Internacional   6 de Mai de 2015, 19:31

O Presidente cubano, Raúl Castro, evocou hoje em Moscovo as perspetivas de aproximação entre o seu país e a Rússia, herdeira da ex-aliada União Soviética, nas vésperas das celebrações da vitória sobre a Alemanha nazi.

Ao aterrar terça-feira na capital russa, Raúl Castro foi o primeiro dos convidados do Kremlin que vão assistir ao desfile militar de 9 de maio, que no sábado assinala o 70º aniversário da derrota do regime nazi na Segunda Guerra Mundial, celebrações que também vão decorrer em Havana.

Esta é a terceira visita de Raúl Castro à Rússia na qualidade de chefe de Estado, enquanto na época soviética fez 23 visitas.

Acompanhado, entre outros responsáveis, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Bruno Rodríguez Parrilla, e pelo ministro das Forças armadas revolucionárias, Leopoldo Cintra Frías, o líder cubano, 83 anos e que substitui no cargo o seu irmão Fidel Castro em fevereiro de 2008, encontrou-se com o primeiro-ministro Dmitri Medvedev para discutir “as perspetivas de reaproximação russo-cubano”.

Para quinta-feira está agendado um encontro com o seu homólogo e anfitrião Vladimir Putin, para abordarem “questões políticas, trocas comerciais, cooperação económica e problemáticas regionais e internacionais”, segundo referiu o conselheiro do Kremlin Iuri Ouchakov.

A visita coincide com o 55.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas com a então URSS, que conheceram novo impulso após uma pausa na década de 1990, durante o consulado de Boris Ieltsin.

No verão passado Putin decidiu anular em 90% a gigantesca dívida contraída por Havana a Moscovo durante o período soviético e avaliada em 28,1 mil milhões de euros.

Cuba só deverá reembolsar 3,1 mil milhões de euros em dez anos, e que a prazo serão reinvestidos pela Rússia na economia cubana.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.