Açoriano Oriental
Presidente da República visita militares portugueses em missão na Lituânia

O Presidente da República visita na terça-feira os 140 militares portugueses em missão na Lituânia, numa deslocação de menos de 24 horas, durante a qual irá ainda encontrar-se com a sua homóloga lituana.

Presidente da República visita militares portugueses em missão na Lituânia

Autor: Lusa/AO online

De acordo com a mesma fonte, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, parte esta tarde para a Lituânia, acompanhado pelo ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Pina Monteiro, e o chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte.

O primeiro ponto da agenda da viagem, que só hoje foi divulgada, será um encontro com a Presidente da República da Lituânia, Dalia Grybauskaite.

Depois, Marcelo Rebelo de Sousa seguirá para a base militar de Taurage, onde estão os 140 militares do batalhão de infantaria motorizado.

Na base militar, o Presidente da República receberá um 'briefing' sobre a participação dos militares portugueses na missão da NATO (NATO Assurance Measures), inserida no quadro das medidas de tranquilização da Aliança no flanco leste da sua área de responsabilidade.

O chefe de Estado irá ainda assistir a uma demonstração da força nacional, que chegou à Lituânia em maio e deverá terminar a sua missão em setembro, e almoçará com os militares portugueses. Marcelo Rebelo de Sousa regressará a Lisboa ainda na terça-feira.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados