Açoriano Oriental
Presidente da República exorta jovens a serem ousados, exigentes e contestatários
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, exortou os jovens a serem ousados, corajosos, exigentes e contestatários na construção da democracia que, defendeu, tem de ser feita todos os dias.
Presidente da República exorta jovens a serem ousados, exigentes e contestatários

Autor: Lusa/AO Online

 

"Aquilo que se espera de todos, a começar nos mais jovens, é que sejam ousados. Sejam corajosos, sejam exigentes, sejam reivindicativos, sejam contestatários, sendo caso disso, permanentemente", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Intervindo em Coimbra, numa cerimónia evocativa do 17 de abril de 1969, quando o presidente da Associação Académica (AAC) da altura, Alberto Martins, numa sessão pública, pediu a palavra ao então chefe de Estado Américo Tomás (que não a concedeu), acontecimento que desencadeou uma crise académica, o Presidente da República defendeu que os jovens, se seguirem o seu conselho, "estarão a ter, à sua maneira, em democracia, gestos que pertencem à linhagem do gesto de 1969".

"Estão a honrar essa memória, estão a continuar essa história, fazendo-a, também nos dias de hoje", argumentou.

A diferença, frisou Marcelo Rebelo de Sousa, é que em 1969, há 47 anos, Américo Tomás não deu a palavra aos estudantes, mas "em 2016, o Presidente da República vem agradecer a palavra que foi tomada e exigida pelos estudantes".

"Essa é a diferença entre a ditadura e a democracia. Em ambos os casos esteve presente o Presidente da República, mas a sua atitude foi completamente diferente, essa também é uma lição, a lição de que o poder existe pelas mãos do povo, para servir o povo, próximo do povo", declarou.

Marcelo Rebelo de Sousa cumpriu hoje uma visita à AAC, cujo edifício-sede, secções e núcleos estudantis visitou demoradamente. Antes da cerimónia evocativa do 17 de abril de 1969 no departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, o PR visitou uma república estudantil e, no final da sessão, jantou numa residência universitária.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados