Açoriano Oriental
Presidente da Comissão Europeia declara-se contra um "Grexit"
O presidente da Comissão Europeia disse hoje, em Estrasburgo, França, que continua a acreditar que se deve evitar uma saída da Grécia da zona euro e garantiu que vai continuar a trabalhar para que seja alcançado um acordo.
Presidente da Comissão Europeia declara-se contra um "Grexit"

Autor: Lusa/AO Online

“Há alguns na União Europeia que, abertamente ou não, fazem campanha pela saída da Grécia da zona euro. Eu sou contra um 'Grexit'”, declarou Jean-Claude Juncker, durante um debate no Parlamento Europeu.

O presidente do executivo comunitário, que hoje ao final da tarde participará numa cimeira da zona euro, em Bruxelas, voltou a criticar as posições do Governo grego ao longo do processo, mas defendeu que é altura de se deixar “egos de lado” e de voltar à mesa das negociações, com “bom senso” e menos agressividade.

Juncker, que ainda não se tinha pronunciado sobre o resultado do referendo grego de domingo passado, explicou que optou por fazê-lo na assembleia europeia por considerar ser esse o local mais indicado, e, garantindo que respeita o voto do povo grego, disse que vai pedir ao primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, que explique o que significa o mesmo, pois não sabe ao certo a que é que os gregos disseram 'Não'.

“Os cidadãos da Grécia pronunciaram-se e eu gostava de saber o que disseram. Foi-lhes colocada uma questão sobre algo que não existe. O povo grego votou maioritariamente 'Não'sobre um texto que já não está sobre a mesa”, disse, observando que Tsipras “sabe muito bem” que a proposta das instituições que submeteu a consulta popular já não espelhava a situação.

Insistindo nas críticas ao Governo grego, Juncker considerou “inaceitável” que as autoridades de Atenas tenham classificado os credores como “terroristas” e considerou um “grave erro” o facto de a delegação grega ter abandonado a mesa das negociações, comentando que não se abandonam negociações antes de estas terem terminado.

Contudo, asseverou que agora é tempo de as partes voltarem a conversar, questionando: “O que aconteceria se as nações europeias deixassem de falar umas com as outras?”

“Está na altura de voltarmos à mesa [das negociações], é o curso normal das coisas e precisamos de encontrar uma solução. Não vai ser de um dia para o outro. Hoje vamos falar uns com os outros, para nos entendermos e restaurar a ordem”, disse, considerando irrealista pensar que é possível fechar já hoje um acordo na cimeira de Bruxelas, pois tal seria necessariamente “um acordo simplista”.

Os responsáveis políticos da zona euro vão discutir hoje, em Bruxelas, o caminho a seguir relativamente à Grécia depois do referendo de domingo, em reuniões de ministros das Finanças e de chefes de Estado e de Governo.

Na sequência da vitória clara do 'Não' na consulta popular que o Governo grego decidiu realizar, o presidente do Conselho Europeu convocou, a pedido de Berlim e de Paris, uma cimeira da zona euro, a ter início às 18:00 locais (17:00 de Lisboa) e que será antecedida de uma reunião dos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), às 13:00 (12:00 de Lisboa).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados