Açoriano Oriental
Presidente da China faz escala nas Lajes e reúne-se com Paulo Portas
O presidente da China, Xi Jinping, visita a ilha Terceira, nos Açores, na próxima quinta-feira, tendo encontros previstos com o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, disse hoje fonte do Governo.

Autor: Lusa/AO online

 

Xi Jinping deverá aterrar na pista da Base das Lajes pela manhã de quinta-feira e será recebido pelo vice-primeiro-ministro e pelo presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro.

A comitiva chinesa, num total 116 pessoas, deverá deixar as Lajes ao início da tarde.

Xi Jinping faz esta passagem pelos Açores no regresso de uma visita ao Chile.

A 19 de junho, questionado por jornalistas, no regresso de uma viagem aos EUA, sobre o eventual interesse da China na utilização da base militar das Lajes, onde está instalada a Força Aérea norte-americana, Vasco Cordeiro respondeu que essa pergunta deve ser dirigida, "em primeiro lugar", ao Presidente chinês.

Questionado sobre se nos contactos que tinha feito em Washington esse eventual interesse chinês nas Lajes tinha sido abordado, respondeu que "não é segredo para ninguém que essa é uma das áreas que tem merecido alguma atenção da parte de responsáveis políticos norte-americanos".

Há dois anos, a 27 de junho, o primeiro-ministro da China fez também uma escala de algumas horas na Terceira, acompanhado por uma comitiva com cerca de uma centena de pessoas, incluindo seis ministros, quando regressava de uma viagem à América Latina.

Wen Jiabao percorreu a pé algumas ruas do centro histórico, de Angra do Heroísmo, tomou café numa esplanada, entrou numa loja tradicional e visitou um estabelecimento comercial gerido por um cidadão do seu país, antes de se deslocar ao Monte Brasil.

Wen Jiabao foi recebido pelo então secretário regional do Ambiente, em representação do presidente do Governo dos Açores, e por Pedro Catarino

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados