Açoriano Oriental
Prémio Pessoa 2014 é anunciado hoje
O Prémio Pessoa 2014, que reconhece a intervenção de uma personalidade portuguesa na vida cultural e científica do país, é anunciado esta sexta-feira, às 11h00, no Palácio dos Seteais, em Sintra.

Autor: Lusa/AO Online

 

Com um valor monetário de 60.000 euros, esta será a 28.ª edição do Prémio Pessoa.

O júri é presidido por Francisco Pinto Balsemão e integra Álvaro Nascimento, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, João Lobo Antunes, José Luís Porfírio, Maria Manuel Mota, Maria de Sousa, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião, Rui Vieira Nery e Viriato Soromenho-Marques.

Em 2013, o prémio foi atribuído à investigadora Maria Manuel Mota pelos estudos desenvolvidos sobre a malária.

O Prémio Pessoa é atribuído anualmente desde 1987 a uma pessoa que, segundo a organização, tenha sido "protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país".

O historiador José Mattoso, os poetas António Ramos Rosa e Herberto Helder (que recusou o galardão), a pianista Maria João Pires, os investigadores António e Hanna Damásio, os arquitetos Eduardo Souto de Moura e Carrilho da Graça e o ensaísta Eduardo Lourenço são algumas das personalidades já distinguidas.

O Prémio Pessoa é uma iniciativa do semanário Expresso com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados