Açoriano Oriental
Saúde
Prematuros são tema de debate em Lisboa
Especialistas europeus reúnem-se esta sexta-feira e no sábado em Lisboa para discutir a assistência aos prematuros com menos de um quilo de peso, consequências dos tratamentos e as questões éticas que se colocam perante bebés com escassas hipóteses de sobrevivência.
Prematuros são tema de debate em Lisboa

Autor: Lusa/AO online
De acordo com Teresa Tomé, presidente da secção de neonatologia, o encontro “vai abordar sobretudo os problemas de assistência aos grandes prematuros, com peso inferior a mil gramas”.

A assistência aos prematuros tem diversas vertentes, desde a importância dos seus registos clínicos às consequências dos tratamentos, passando pelo internamento em cuidados intensivos e pela avaliação da sua qualidade de vida futura, explicou a médica à agência Lusa.

“Os principais riscos relacionados com o nascimento com baixo peso são neurológicos, como a paralisia cerebral, ou o risco de problemas visuais, e agora cada vez mais se fala de problemas em idade escolar como hiperactividade e défice de atenção”, explicou Teresa Tomé, a propósito das XXXIX Jornadas Nacionais de Neonatologia.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados