Açoriano Oriental
Consumo
Preços dos produtos alimentares abaixo da média europeia
Os produtos alimentares em Portugal são em média oito por cento mais baratos que no resto da União Europeia, sendo a diferença mais significativa no caso de bebidas alcoólicas e tabaco, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat.
Preços dos produtos alimentares abaixo da média europeia

Autor: Lusa / AO online
A comparação dos níveis de preços no seio da UE em 2009, elaborada pelo gabinete oficial de estatísticas da União, revela que o índice de preços dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas em Portugal no ano passado era 92 (sendo o da média comunitária de 100), enquanto o de bebidas alcoólicas era 86 e o do tabaco 85.

No entanto, entre os produtos alimentares, alguns são em média mais caros em Portugal que no resto da UE, casos do pão e os cereais (106) e do leite, queijo e ovos (111), enquanto por exemplo a carne é em média 20 por cento mais barata que no conjunto da União (80).

O país onde o preço dos produtos alimentares é mais elevado é a Dinamarca (139), enquanto Polónia (64) Roménia (66) e Bulgária (68) são os Estados-membros com preços mais baixos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados