Açoriano Oriental
Preços das telecomunicações em Portugal subiram em novembro
Os preços das telecomunicações em Portugal subiram 0,11% em novembro, face a igual mês do ano passado, e 0,64% em termos médios nos últimos 12 meses, segundo informação disponibilizada pelo regulador Anacom.
Preços das telecomunicações em Portugal subiram em novembro

Autor: Lusa/AO online

 

De acordo com a evolução dos preços das telecomunicações em novembro, publicado pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) na sua página de Internet, face a outubro "não se registaram alterações".

Segundo o regulador, "Portugal é o sexto país da União Europeia com os aumentos de preços elevados", apontando que "desde março de 2011 que os preços das telecomunicações crescem mais em Portugal do que na UE".

Em média, nos últimos 12 meses, "o aumento de preços destes serviços (0,64%) foi superior à variação do IPC [Índice de Preços no Consumidor] (-0,23%), à média de 2013 (0,15%) e à média do período 2009/2013 (0,60%)", adianta a Anacom na síntese do relatório.

"O aumento de preços verificado [em Portugal] foi o 16.º mais elevado entre os 43 produtos/serviços considerados (26.º em novembro de 2013)", acrescenta o regulador.

"Os setores onde os preços cresceram mais do que no setor das telecomunicações foram sobretudo setores de bens não transacionáveis, com preços regulados ou fiscalidade específica", refere.

A taxa de variação homóloga em Portugal foi 1,52 pontos percentuais acima da registada nos países da União Europeia.

"Em termos médios anuais, o aumento de preços verificado em Portugal foi 2,76 pontos percentuais superior à média da UE", adianta.

A análise tem por base os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Eurostat, gabinete de estatísticas da União Europeia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados