Açoriano Oriental
Preço do gasóleo para pesca artesanal desce nos Açores a partir de 01 de agosto
O preço do gasóleo para a pesca artesanal será equiparado ao da frota cabinada a partir de 01 de agosto, o que representa uma descida de cerca de 10 cêntimos por litro, anunciou hoje o Governo dos Açores.
Preço do gasóleo para pesca artesanal desce nos Açores a partir de 01 de agosto

Autor: Lusa/AO Online

 

Segundo o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, citado numa nota do gabinete de imprensa do Governo Regional, este "apoio às pescas surge na sequência das dificuldades que muitos armadores estão sentir neste momento”.

Fausto Brito e Abreu acrescenta que a medida vai beneficiar cerca de 350 embarcações, o que representa mais de metade da frota de pesca açoriana.

O governante disse ainda, em Vila Franca do Campo, em São Miguel, que a medida terá “um impacto direto no rendimento dos pescadores”, explicando que este apoio é concedido pelo Governo dos Açores aos armadores da frota artesanal de modo a reduzirem os custos associados à sua atividade da pesca”.

Fausto Brito e Abreu explicou que a forma como o novo apoio é concedido vem “desburocratizar o apoio que antigamente existia, sendo agora reposto com melhorias”.

“Os armadores passam a pagar o combustível já com a redução de 10 cêntimos por litro”, afirmou.

A nota do executivo adianta que, "no passado, um armador podia contabilizar como despesa a dividir por todos os elementos da companha o montante correspondente ao preço do combustível pago na bomba, mas, quando recebia o apoio da Direção Regional das Pescas, por vezes, podia não o distribuir pelos mesmos companheiros ou até retê-lo na íntegra".

"No documento estratégico apresentado pelo Grupo de Trabalho para a Reestruturação das Pescas dos Açores, nomeado pelo Presidente do Governo Regional, estava identificado como objetivo específico a uniformização dos preços dos combustíveis para o praticado à frota cabinada", refere.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados