Açoriano Oriental
Precipitação e trovoada chegam esta segunda-feira ao grupo oriental
A superfície frontal fria, que está a atravessar o arquipélago dos Açores e a provocar precipitação e trovoada "pontualmente forte", deverá chegar hoje às duas ilhas do grupo oriental, adiantou hoje o meteorologista Carlos Ramalho.
Precipitação e trovoada chegam esta segunda-feira ao grupo oriental

Autor: Lusa/AO Online

 

Em declarações à agência Lusa o meteorologista da delegação dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) afirmou que “tudo indica que a superfície frontal fria chegue às ilhas de São Miguel e Santa Maria durante segunda-feira, mas à medida que se desloca para leste deverá perder intensidade”.

Desde sábado que sete das nove ilhas dos Açores, nos grupos ocidental e central, estão sob “aviso amarelo” devido à passagem de uma superfície frontal fria, que tem causado “precipitação e trovoada potencialmente forte”.

Com a superfície frontal a “deslocar-se lentamente”, Carlos Ramalho indicou que “foi observada esta tarde trovoada na ilha de São Jorge".

Quanto à precipitação “tem ocorrido de forma localizada e muito pontual”, explicou o meteorologista.

De acordo com o último aviso meteorológico do IPMA, emitido às 19:36, a precipitação e trovoada vai manter-se até às 12:00 de segunda-feira (mais uma hora em Lisboa) nas ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico, localizadas no grupo central.

Relativamente às ilhas das Flores e do Corvo, no grupo ocidental do arquipélago, o “aviso amarelo” vigora até às 23:00 deste domingo.

O 'Aviso amarelo' é o segundo menos grave de uma escala de quatro e representa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados