Açoriano Oriental
Praia da Vitória é “fundamental” na estratégia nacional do abastecimento do GNL

A ministra do Mar disse hoje que o Porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, nos Açores, é fundamental para a estratégia nacional ligada ao abastecimento com gás natural liquefeito (GNL).


Autor: Lusa/AO Online


“Esse porto é fundamental para a execução de uma estratégia nacional que tem a ver com o seu posicionamento logístico a nível do Atlântico ligado com o abastecimento do gás natural liquefeito (GNL)”, afirmou Ana Paula Vitorino.

A governante discursava em Angra do Heroísmo, após a assinatura de dois protocolos com vista à instalação do radar meteorológico na ilha Terceira.

A ministra adiantou que, de comum acordo, porque não tem competência sobre os portos da Região Autónoma dos Açores, será feito um ‘road show’ – como já começou na China e englobou os portos açorianos -, para acrescentar que a Praia da Vitória é “um dos pontos fulcrais para a estratégia de abastecimento internacional do gás natural liquefeito que engloba os portos dos Açores, Sines, Lisboa e Leixões, não excluindo outros.

Antes, Ana Paula Vitorino declarou que estão a ser dados passos firmes “para alargar aquilo que é a estratégia para o aumento da competitividade dos portos comerciais do continente”, da tutela da governante, aos Açores, “na medida em que isso fosse desejado e aceite pela região autónoma”.

Segundo informação do Governo Regional dos Açores, é pretensão criar no Porto da Praia da Vitória um ‘bunkering’ deste combustível que será “efetuado por investimento privado com recurso simultâneo aos fundos comunitários e instrumentos disponibilizados pelo Banco Europeu de Investimento”.

“Com a criação deste entreposto, prevê-se a intersecção no fixo de carga transatlântica e criação de economias de escala através da etilização do GNL por outras entidades, nomeadamente do setor energético”, refere a mesma informação.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados