Açoriano Oriental
Açores/Eleições
PPM reivindica urgente repavimentação da pista do aerodromo Corvo
O cabeça de lista do PPM pelo Corvo, Paulo Estêvão, reivindicou hoje a urgente repavimentação da pista do aeródromo da mais pequena ilha dos Açores, prometendo que se for reeleito vai colocar esta questão de "forma imediata ao Governo regional".
PPM reivindica urgente repavimentação da pista do aerodromo Corvo

Autor: Lusa/AO Online

 

“Há uma enorme urgência de repavimentação da pista que se encontra já algo degradada (…). As entidades que a fiscalizam consideram que é muito urgente proceder à repavimentação da pista da aerogare do Corvo e nós não queremos ser surpreendidos com algum tipo de dificuldade (…) em relação à continuação dos voos para a ilha do Corvo”, afirmou o candidato à agência Lusa, declarações por telefone.

Paulo Estevão, que hoje visitou a pista do Corvo, defendeu que não podem existir mais atrasos em relação à intervenção, assegurando que no início da próxima legislatura a questão será colocada de imediato ao Governo Regional.

“O Governo Regional é que deve decidir os meios são canalizados para a reabilitação da pista”, sustentou o líder do PPM, para quem as entidades deveriam aproveitar "um conjunto de maquinaria" que está no Corvo e que foi "usada para obras no Porto da Casa".

Desta forma, disse Paulo Estevão, a obra realizar-se-ia dentro de pouco tempo.

O reforço das ligações aéreas com o Corvo é outra das questões suscitadas pelo candidato, alegando que "nesta altura do ano os voos estão cheios e há várias pessoas em lista de espera", afetando "a mobilidade dos residentes e o transporte de carga".

As ligações aéreas para o Corvo são asseguradas pela SATA Air Açores.

A ilha tem "três ligações semanais durante o inverno IATA e cinco ligações no Verão IATA", lembrou o candidato.

"Nós somos a única ilha que não tem ligações diárias durante o verão IATA, já que não existem ligações ao sábado e ao domingo. E há muitos dias em que não é possível visitar o Corvo porque os voos estão completamente cheios", constatou.

Paulo Estêvão disse ainda que a ilha "não está a beneficiar" do aumento dos fluxos turísticos que se verifica no arquipélago.

O candidato, que se congratulou com a entrada em funcionamento do equipamento de rx na aerogare do Corvo, na sequência de "várias intervenções públicas do PPM", reivindicou ainda uma "urgente reestruturação" da companhia aérea açoriana SATA e "a modificação das equipas dirigentes".

"Estive presente na comissão de inquérito à SATA e há uma gestão muito pouco profissional e muito deficitária e queremos que seja feita uma intervenção global na empresa mudando responsáveis", afirmou o candidato, alertando que a equipa da transportadora aérea "falhou e acumulou uma quantidade de prejuízos de tal forma que o Tribunal de Contas declarou uma situação de falência técnica em relação à empresa".

Para a votação de domingo estão inscritos 228.160 eleitores que vão escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

Treze forças políticas apresentam-se a votos, mas nem todas concorrem nos dez círculos eleitorais. Apenas aos círculos de São Miguel, que elege 20 deputados, e de compensação, que elege cinco, concorrem todas.

Nas últimas eleições regionais de 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta e elegeu 31 deputados, seguido de PSD com 20 mandatos e do CDS-PP com três. BE, CDU e PPM elegeram um parlamentar cada.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados