Açoriano Oriental
PP obtém maioria absoluta nas eleições espanholas
O Partido Popular (PP) obteve 40,27 por cento dos votos - e 177 deputados - nas eleições legislativas espanholas de hoje, o que equivale a uma vitória com maioria absoluta. Mariano Rajoy vai ser assim o novo primeiro-ministro de Espanha.
PP obtém maioria absoluta nas eleições espanholas

Autor: Lusa / AO online

Com base nestes resultados oficiais, o PSOE - que liderava a Espanha desde 2004 com José Luis Zapatero - obteve 29,26 por cento dos votos e 108 deputados, com a Convergência e União (CiU) a ser a terceira força parlamentar, com 16 deputados, ainda que seja a sexta em termos de votação (4,10 por cento).

Os resultados em Espanha são condicionados pelo sistema de atribuição de mandatos, a lei de D'Hondt, que beneficia claramente os partidos nacionalistas, como o catalão CiU, comparativamente a forças nacionais como a IU, terceira força em número de votos, mas que consegue apenas 12 deputados.

A quinta força política, em termos parlamentares é a coligação da esquerda abertzale (patriótica) basca Amaiur, que seis deputados, seguindo o PNV (Partido Nacionalista Basco) com cinco deputados e a União Progresso e Democracia (UPyD) com três, o mesmo número da Esquerra (Catalunha).

Com dois deputados está, neste momento, o BNG e com um cada as forças FAC, Compromis, PRC.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados